“A base do Relacionamento Discipulador é a Escritura Sagrada”

Leia Neemias 8.1-18.


Em nossos relacionamentos deparamos com muitos problemas que resultam em queixas por parte das pessoas com as quais convivemos, assim como aconteceu com Neemias em seu Relacionamento Discipulador com o povo, também se deparou com muitos problemas que levavam as pessoas a se queixarem. Mas sua resposta foi baseada na Escritura Sagrada, confrontando o povo com a necessidade de temer a Deus, a propósito, segundo Provérbios 9.10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Agora volte ao texto e leia novamente o versículo 1 e veja qual foi o pedido do povo. Parece que o povo havia aprendido uma lição, não acha? No início do versículo 3 vemos que o tempo de leitura foi desde o raiar da manhã até ao meio dia, leia o final deste versículo e identifique como o povo ouvia a leitura do Livro da Lei. Leia os versículos 5 e 6 e veja qual foi a atitude do povo? Nos versículos 8 a 10 aprendemos que adorar não é viver com tristeza, lamentando pelos nossos pecados, mas é reconhecer a grandeza de Deus, arrepender dos pecados, trazendo assim alegria ao coração do Senhor que nos fortalecerá para viver com alegria obedecendo a sua palavra.


Perguntas: Reflita sobre estas perguntas:
1. Considerando a atenção do povo para ouvir a Palavra de Deus, qual tem sido seu nível de atenção em relação à Escritura Sagrada?
2. Qual o significado de se colocar em pé para a leitura da Palavra de Deus e de se prostrar com o rosto em terra, conforme os versículos 5 e 6?
3. Você tem percebido a grande necessidade que as pessoas têm de compreenderem a Palavra de Deus?


APLICAÇÃO: O objetivo da Escritura sagrada é nos levar a ter uma atitude de adoração ao Senhor, por isso a base para o Relacionamento Discipulador (RD), tem que ser a Palavra de Deus.

Compartilhe em suas redes sociais