A prova de Amor de um Pai que é Amor

Texto: João 3.16.

Comemoramos hoje o dia dos pais, e considerando tudo o que Deus criou e planejou, a missão de ser pai é uma das maiores responsabilidades que o Senhor deu ao homem. Primeiro porque o homem é o cabeça da mulher, o líder da família, o sacerdote do lar, responsável pela saúde espiritual de toda a sua casa. Em segundo lugar, porque o próprio Deus nas Escrituras Sagradas é identificado como pai. Jesus Cristo em seu ministério terreno, quando orava chamava-o de pai, “Meu Pai, se é possível passa de mim este cálice…” (Mateus 26.39) Também nos ensina a orar chamando-o de pai, “Pai nosso que estás nos céus…” (Mateus 6.9). Mas ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade, é também um grande privilégio para o homem o cumprimento desta nobre missão. Por isso vamos falar sobre a maior prova de amor em toda a história da humanidade, o Criador como pai que ama cada ser humano e deseja dar autoridade para que cada um tenha o privilégio de ser filho de Deus. E isso só foi possível porque o Senhor escolheu revelar o seu grande amor por meio de seu único Filho Jesus. O apóstolo João declara que “Deus amou o mundo”, a palavra grega “cosmos” traduzida por mundo, se refere tanto à ordem de todas as coisas criadas como também a humanidade que nele habita. Podemos confirmar isto neste mesmo evangelho, capítulo 1 versículo 10 que nos diz: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu”. O “mundo” que não o conheceu se refere à humanidade que vive alienada de Deus, praticando atos que ofendem a santidade do Criador. E é justamente esta humanidade que Deus ama, independente o que ela tenha feito. Vejamos então como Deus Pai prova este amor:

1- “…deu o seu Filho unigênito”… Para entender melhor o sentido desta frase é importante resgatar a ideia do sacrifício no Antigo Testamento, quando um cordeiro era levado para ser sacrificado por causa do pecado de alguma pessoa, (pode ser conferido no livro de Levítico). Isto porque a própria lei determina o derramamento de sangue para remissão de pecados (Hebreus 9.22). Isto de fato é uma grande prova de amor, entregar seu único Filho para ser sacrificado, seu sangue derramado por causa dos nossos pecados. Como o apóstolo Paulo afirma em Romanos 5.8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
2- “…para que todo aquele que nele crê não pereça…” Sem o sacrifício de Cristo toda a humanidade estava condenada por causa do pecado, porém, agora com a mensagem do evangelho, todos têm a oportunidade de crer e ser livre desta condenação. É por meio desta prova de amor que Deus chama cada ser humano a reconhecer sua condição de pecador condenado e crer no sacrifício de Cristo como o único meio de ser livre da condenação do pecado. Conforme as palavras de Paulo em 2 Coríntios 5.14 “Porque o amor de Cristo nos constrange…”
3- “…mas tenha a vida eterna. ” Deus também prova seu amor quando se dispõe a compartilhar sua vida conosco, por meio de um relacionamento. Segundo as palavras de Jesus em João 17.3, vida eterna é conhecer e se relacionar com Deus. Com o pecado o ser humano foi separado do criador, perdendo a condição de se relacionar com Ele. Porém, o amor fez com que Deus providenciasse um meio para reconciliar com a humanidade. Como podemos ver em 2 Coríntios 5.18-20 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. ”

Conclusão: Deus provou que nos ama por que Ele é amor e não poderia agir diferente. Por isso, entregou seu único Filho em sacrifício pelos nossos pecados, concedendo a cada ser humano a oportunidade de crer em Jesus, ser livre da condenação do pecado e desfrutar de um relacionamento de amor com Ele que pode ser percebido nos relacionamentos com o nosso próximo. Que hoje você possa receber Jesus em seu coração, experimentando esta reconciliação com Deus e com toda sua família. E que o exemplo de amor do nosso Pai celestial, seja um referencial para cada pessoa aqui e que possamos comemorar o dia dos pais refletindo sobre a maior prova de amor de um Pai que é Amor.

Compartilhe em suas redes sociais