Nossa atitude de fé deve ser motivada pelo sacrifício de Cristo

Leia Atos 2.36-38.
Aprendemos na semana passada que Deus espera de seus discípulos uma atitude de fé para romper as barreiras. Hoje vamos refletir sobre o que nos deve motivar para termos esta atitude. Considerando que para tudo o que vamos fazer precisamos de uma motivação, é muito importante identificar na palavra de Deus a principal motivação para nossa vida cristã, para não corrermos o risco de fazermos as coisas certas com a motivação errada. O versículo 37 nos mostra que as pessoas que ouviram a mensagem foram profundamente tocadas em seus corações, a ponto de perguntarem: “Que faremos, irmãos? ” Demonstrando estarem dispostos a uma mudança de comportamento. De acordo com o versículo 36, qual a palavra que mais tocou o coração deles? Certamente foi o fato de se sentirem culpados pela crucificação de Jesus. E de fato, o que deve nos motivar a termos uma atitude de fé, é o sacrifício de Cristo por causa do nosso pecado. Segundo Romanos 6.23, o salário (consequência) do pecado é a morte, mas Cristo aceitou morrer em nosso lugar pagando o preço que deveríamos pagar e nos garantiu gratuitamente a vida eterna como um dom de Deus. Leia no versículo 38 e veja qual foi a reposta de Pedro. A primeira atitude de fé que Deus requer de cada ser humano é um arrependimento sincero, motivado pelo sacrifício de Cristo por causa do nosso pecado. Isso leva a pessoa a considerar o batismo como um sinal externo do arrependimento, simbolizando a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida em Cristo Jesus. Esta é a semana que celebramos a Páscoa, e é um momento oportuno para refletirmos sobre a motivação do nosso coração. Porque a principal motivação para nossa atitude de fé, deve ser o sacrifício de Cristo, que provou seu grande amor para conosco. Com diz em 2 Coríntios 5.14: “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. ”
Que esta palavra possa nos motivar a termos um maior compromisso com Cristo e que nos impulsione a sair da nossa zona de conforto para fazermos a vontade do Senhor.

Perguntas: Reflita sobre estas perguntas.
1. Você tem o hábito de pensar em suas motivações para fazer o que faz?
2. Se precisar perdoar uma pessoa ou ajudar alguém, você concorda que se for motivado pelo sacrifício de Cristo se torna mais fácil?
3. Compartilhe com o grupo o que aprendeu com o estudo de hoje.


APLICAÇÃO: Acredito que a maior barreira que temos para realizar a obra de Deus está relacionada com nossa motivação, porque nem sempre somos motivados pelo sacrifício de Cristo. Pois se de fato cremos que Ele morreu pelos nossos pecados, devemos dizer como o apóstolo Paulo: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. ” (Gálatas 2.20)

Compartilhe em suas redes sociais