O melhor é alegrar-se no Senhor

Leia Habacuque 3.17-19.
Deus nos dá oportunidade de fortalecer nossa fé em meio às adversidades, e assim podemos aprender a alegrarmos no Senhor em toda e qualquer circunstância. É justamente o assunto do nosso estudo desta semana. Leia novamente o versículo 17 e identifique todas as circunstancias que poderiam trazer tristeza ao coração do profeta. Observe que este versículo menciona a figueira, a videira, a oliveira, os cereais, os rebanhos, ou seja, toda a linha de produtos vitais para a sobrevivência da nação. A invasão dos caldeus (babilônios) incluía a destruição de tudo isso. Naturalmente haveria pranto e desespero por causa disso. Mas aquele que aprendeu “viver por fé” teria uma atitude diferente. E mesmo com todas estas circunstancias contrárias veja a afirmação do profeta no versículo 18. A ruína tão visivelmente descrita não leva o profeta ao desespero, mas à fé no seu Deus.
E isso foi possível porque ele reconhecia que o Senhor Deus era sua força e o mesmo Deus que o faria andar em lugares altos independente de qualquer circunstância que ele teria que passar. No versículo 19, a comparação com a corça, animal veloz e que não pisa em falso escapando do perseguidor com facilidade, mostra alguém supremamente confiante naquele que embora leve o seu povo a passar por provações, é fiel e fornecerá em cada provação um caminho de escape, para que sejamos capazes de enfrentá-la.


Perguntas: Reflita sobre estas perguntas:
1. Você consegue identificar algumas circunstancias difíceis que você tem enfrentado?
2. Você tem conseguido se alegrar mesmo diante destas circunstancias?
3. O que você pode dizer sobre alegria para uma pessoa que está vivendo uma situação muito difícil em sua vida?


APLICAÇÃO: A alegria no Senhor não depende das circunstâncias, mas é uma expressão de compreensão na providência divina, mesmo em meio a sofrimentos e perdas podem nos alegrar no Senhor.

Compartilhe em suas redes sociais