O poder de Deus revelado em sua graça

Texto: 2 Coríntios 12.7-10.

Dando continuidade ao nosso tema, sobre a necessidade de sermos fortalecidos pelo poder de Deus, uma vez que somos fracos, limitados e sempre deparamos com situações difíceis e muitas vezes impossíveis para o ser humano realizar sem a intervenção divina. Hoje vamos pensar sobre maneira que Deus revela este poder em nossas vidas, considerando que muitas vezes falhamos, seja em negligenciar o que podemos fazer, deixar de confiar na ajuda de Deus nos momentos difíceis e até mesmo não crer que ele pode realizar o impossível. O texto lido relata a experiencia que o apóstolo Paulo viveu diante de uma fraqueza ou limitação que ele identifica como “espinho na carne”. Não sabemos claramente que tipo de fraqueza o apóstolo de refere, talvez uma enfermidade física como ele relata em Gálatas 4.13,14. Porém, o fato é que era algo tão desagradável que ele desejava ser liberto, a ponto de rogar a Deus “três vezes” que afastasse dele. É interessante perceber que Deus não atendeu ao pedido dele, mas não deixou suas orações sem resposta. “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. ” Graça, segundo a Enciclopédia Bíblica é um favor que os homens não merecem, mas que Deus livremente lhes concede. Esta graça é manifesta no evangelho que de acordo com Romanos 1.16 “…é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. ” A resposta que Paulo recebeu da parte do Senhor deixa claro que o poder de Deus se manifesta justamente em nossas fraquezas limitações e pecados.

Vejamos como esta graça se manifesta em nós:


1- Em primeiro lugar podemos ver que a graça de Deus nos concede o perdão completo dos nossos pecados. Jamais o ser humano teria condições de pagar o preço de seu pecado e também, ninguém fez algo para merecer este perdão, por isso a graça revela o poder de Deus para perdoar os pecados por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, que era para os judeus fraqueza e para os gregos loucura, mas para os que creem é o poder de Deus (1 Coríntios 1.22-24).
2- Em segundo lugar podemos ver que a graça nos garante a certeza da salvação. Mesmo com o perdão de Deus ainda continuamos sujeito ao pecado, porém, a garantia da salvação não está baseada no fato do crente não pecar, mas no fato de Cristo ter oferecido um perfeito sacrifício. Como podemos ver em 1 João 1.8-10; 2.1,2. Ainda se pecarmos temos Jesus Cristo como nosso advogado perante o Pai intercedendo por nós. Esta graça realmente nos fortalece.
3- E em terceiro lugar podemos ver que a graça nos ensina a praticar as boas obras. A palavra de Deus nos diz que fomos criados para fazermos boas obras, porém, com o pecado passamos a realizar as obras da carne que não agradam a Deus. Assim, mais uma vez o poder de Deus se revela por meio desta graça que nos ensina a renunciar a maldade e dedicar à prática das boas obras conforme o apóstolo Paulo diz em Tito 2.11-14. “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. ”

Conclusão: Sem a graça de Deus todos nós estaríamos perdidos e condenados. Esta experiencia foi tão importante para o apóstolo Paulo que ao escrever sua segunda carta a Timóteo ele orienta: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. ” (2 Tm 2.1). Que possamos desfrutar deste poder de Deus revelado em sua graça que nos perdoa, nos garante a salvação e nos ensina a viver de maneira agradável ao nosso Salvador Jesus Cristo.

Compartilhe em suas redes sociais