O Reino de Cristo produz dedicação

Texto: Isaías 6:1-8
Introdução:
Vivemos em uma sociedade altamente competitiva que, muitas vezes, premia os mais preparados. Por isto, tantas pessoas buscam uma formação acadêmica continuada.
Se antigamente possuir um diploma universitário era garantia de emprego, hoje cada vez mais as pessoas buscam pós-graduações, cursos de aperfeiçoamento, etc. São pessoas que desejam apresentar os seus talentos para o mercado de trabalho, algum diferencial.
O preparo espiritual também é importante para quem quer uma vida melhor, pois a espiritualidade vai acompanhar e influenciar todas as demais áreas da sua vida.
Em um momento muito especial da sua vida, o profeta Isaías buscou o preparo espiritual.
Poucas pessoas tinham a oportunidade de se colocar na presença de um monarca terreno, menor ainda o número daqueles que podiam dirigir-lhes a palavra;
Isaías estava diante de um Rei sem comparação, “O Senhor dos Exércitos”
Esta experiência teve um grande impacto na vida de Isaías, gerando um desejo de servir ao Senhor com o seu melhor.

Fundamento Teológico: Para você se dedicar ao reino de deus é necessário…
1) Ter uma experiência com Deus (v. 1)
É difícil saber se a morte do Rei Uzias provocou a ida de Isaías ao templo ou é apenas um fato histórico para marcar a cronologia do ocorrido. Mas uma coisa é certa, independente da motivação, a ida ao templo foi uma experiência marcante na vida de Isaías. Mesmo sendo ele já um profeta experiente, aquele momento foi único e transformador em sua vida.
Ilustração: Testemunho de outros
– É muito bom ouvir ou ler sobre testemunhos de pessoas que tiveram uma experiência marcante com Deus. O que aconteceu, como reagiram e a diferença que tal experiência provocou nestas vidas.
Mas não podemos depender apenas das experiências de outras pessoas, precisamos ter as nossas próprias experiências com Deus.
Aplicação: Se buscarmos a Deus com fé teremos grandes experiências com Deus que não precisar ser espetaculares, mas precisam ser pessoais, precisam nos dar o que testemunhar sobre como buscamos a Deus e o que Ele fez em nossa vida, a mudança que Ele provocou em nós e como ele nos usou para a sua obra.

Fundamento Teológico: Para você se dedicar ao reino de deus é necessário…
2) Ter consciência da sua condição diante de Deus (v. 5)
Isaías está apavorado, seu “ai” não é de dor como costumamos usar, é um “ai” de quem tem consciência da sua condição de pecador diante de Deus Santo e pior de quem viu o que não era permitido a qualquer mortal, Deus (João 1.18), por este motivo acredita-se que Isaías viu Jesus pré encarnado.
Isaías tinha plena consciência de sua condição de um pecador que vivia em meio de um povo igualmente pecador, realidade que aumentava o pavor de Isaías por estar diante do Senhor dos Exércitos.
Ilustração: Orgulho evangélico
O grande crescimento do número de pessoas que se declaram evangélicas no Brasil tem muitas consequências, algumas muito ruins.
Uma delas é o orgulho que algumas pessoas, que apesar de frequentarem uma Igreja, não tiveram uma experiência com Cristo, falando e se comportando como se fossem melhores do que aqueles que não aceitaram a Cristo.
Aplicação: Ser identificado como cristão (Atos 11.26) é uma grande honra, mas não pode nos tirar da realidade que somos salvos, mas ainda pecadores. Que a salvação é um dom gratuito de Deus e que não existe nada de bom em nós suficiente para nos colocar na posição de merecedores deste privilégio.
Assim como Isaías fez grande coisas para Deus, mas tinha consciência da sua condição de pecador, devemos igualmente compreender que qualquer ação nossa em benefício do Reino de Deus não é por nossos valores. Precisamos ter a compreensão de que nossa participação na Obra de Deus só acontece por causa da misericórdia de Deus, que é renovada todos os dias em nossa vida (Lm 3.22)

Fundamento Teológico: Para você se dedicar ao reino de deus é necessário…
3) Aceitar a purificação de Deus (v. 6-7)
Após Isaías demonstrar a consciência de sua condição de pecador, Deus providencia uma maneira de reverter esta situação.
Um serafim tira uma brasa viva do altar, voa até Isaías e toca na sua boca declarando que agora ele estava perdoado e sua culpa totalmente retirada.
É interessante destacar que o fogo é um forte símbolo de purificação e que a tenaz na boca de Isaías simbolizava não apenas a remoção da culpa e perdão de pecados, mas a purificação de sua boca, que seria seu principal instrumento de proclamação da mensagem Divina.
Ilustração: Uma pedra preciosa bruta, quando sai da mina não é muito atrativa.
Precisa passar por um processo de lapidação, de desgastes, que se não se tratasse de um mineral, seria com muita dor, mas necessário para retirar tudo o que ofusca a beleza da pedra preciosa.
Aplicação: O dedicar-se à Obra de Deus não é apenas resultado da vontade de uma pessoa, não basta apenas querer, é necessário estar preparado, ser digno.
Diante da nossa incapacidade de criar as condições necessárias para sermos aceitos como dignos para a Obra, precisamos ir até Deus como foi Isaías, reconhecendo nossa condição de pecadores para recebermos o perdão de nossos pecados.
Só quando aceitarmos a purificação seremos dignos do grande privilégio de participar da Obra de Deus.

Fundamento Teológico: Para você se dedicar ao reino de deus é necessário…
4) Obedecer ao chamado de Deus (v. 8)
Após ser purificado, recebe um chamado para a pregar a Palavra de Deus e responde prontamente dizendo “eis-me aqui, envia-me a mim”.
A única resposta que alguém pode dar diante de uma convocação feita pelo próprio Deus ou mesmo pela Trindade como indica o plural na convocação, “Quem irá por nós?”.

Ilustração: Ninguém veio ao mundo a passeio
Toda ação de Deus é resultado de um propósito, de um plano maior. Assim podemos acreditar que a existência de cada pessoa não é fruto do acaso, mas resultado de uma vontade expressa de Deus mediante seus propósitos.
Aplicação: Não importam as condições da sua concepção, se foi planejada ou não, a sua existência não é fruto do acaso, um acidente, você nasceu porque assim Deus desejou, determinou e o fez para que você cumprisse Sua vontade.
Não precisamos esperar uma experiência como a de Isaías para respondermos ao chamado de Deus. Sua Palavra já nos informa que fomos criados para a prática de boas obras (Ef 2.10). Diante de qualquer oportunidade precisamos entender como uma convocação de Deus e nossa resposta não pode ser diferente da que Isaías deu: “eis-me aqui, envia-me a mim”.

Conclusão: A Obra de Deus é grandiosa em tamanho e importância.
Para participarmos desta obra precisamos:
– Buscar a presença de Deus diariamente como quem deseja uma intimidade maior com o Senhor;
– Reconhecer nossa condição de pecadores que nos impede de participar plenamente do privilégio de servir a Deus;
– Aceitar o perdão e a purificação de Deus;
– E respondermos o chamado de Deus diante das muitas oportunidades que Ele tem colocado diante de nós.
Desta forma alcançaremos o preparo espiritual que influencia todas as demais áreas da nossa vida.

Compartilhe em suas redes sociais