Procurando ser formoso aos olhos de Deus

Texto base: 1 Pedro 1. 13-25.


Introdução
Ser formoso e ser belo, certamente é o desejo de todas as pessoas. É claro que o padrão de beleza e formosura varia de pessoa para pessoa. Isto depende muito da cultura e da sociedade em que se está inserido. Sendo o desejo do ser humano ser formoso, é necessário atentar para o manual que o próprio Criador nos deixou, a palavra de Deus e que é confiável para estabelecer um correto padrão de beleza. No texto lido, o apóstolo Pedro, depois de falar sobre a maravilhosa salvação que Deus nos concedeu gratuitamente por meio de Jesus Cristo seu Filho, nos exorta a termos uma vida de santidade, uma vez que fomos gerados de novo em Cristo Jesus. E ele usa como base para o seu argumento o texto de Levítico capítulo 11, versículo 45, em que Deus exorta o seu povo por meio de Moisés dizendo: “Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, por que eu sou santo”. Aqui a Palavra de Deus já estabelece o padrão de formosura, devemos ser belos como é belo o nosso Deus. E esta beleza, de acordo com o versículo 22, deve ser demonstrada por meio do amor sincero ao nosso próximo. Agora vejamos como o apóstolo estabelece a diferença entre o padrão do mundo e o padrão divino.


1- A glória humana é comparada como a erva. No versículo 24 Pedro usa um texto do profeta Isaías, capítulo 40 versículos 6 a 8 para mostrar que o padrão de glória e beleza que o mundo estabelece é temporal e passageiro, pois segundo esta palavra, tanto seca-se a “erva” como cai a sua flor. A erva é comparada com o próprio ser humano e a flor é comparada com a glória humana. Logo, se desejamos ser formosos baseado no padrão humano, saibamos que esta beleza será por pouco tempo. Porém, Deus nos oferece algo muito melhor.

2- A glória divina é eterna. A primeira parte do versículo 25 declara que a Palavra de Deus permanece para sempre. E comparando com o versículo 23, podemos ver que fomos regenerados ou gerados de novo por uma semente incorruptível, que é a palavra de Deus viva e permanente. De acordo com a introdução desta carta em que o apóstolo fala da maravilhosa salvação por meio de Jesus Cristo, fica evidente que a essência da semente a qual ele se refere é o próprio evangelho de Cristo que tem o poder para regenerar o ser humano de maneira que o seu viver se torna belo e formoso aos olhos de Deus.

Conclusão. O apóstolo Pedro conclui sua exortação no final do versículo 25 declarando: “ Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”. Ele apresenta os dois padrões de formosura, porém, deixa bem claro que o que foi anunciado e proclamado da parte de Deus por meio dos seus apóstolos e profetas é a boa nova de salvação que tem poder para tornar o ser humano belo não apenas na aparência e por pouco tempo, mas, ser belo em seu interior e uma beleza que permanece para sempre. Se você está procurando ser formoso aos olhos de Deus, hoje você tem a oportunidade para deixar o Espírito Santo fazer com que esta semente venha germinar em sua vida, te ensinando a amar o próximo e a viver mais o princípio da compaixão e graça, sendo um instrumento precioso nas mãos de Deus para multiplicar esta salvação.

Compartilhe em suas redes sociais