Saindo da teoria para a prática

Texto: Colossenses 3.1-3.

Depois de ter aprendido sobre os valores do Reino de Deus, se faz necessário pensar agora sobre a prática deste aprendizado. É importante destacar que o aprendizado em si não produz mudança na vida do ser humano, mas a decisão que se toma em relação àquilo que se aprende. O tema abordado é uma proposta para uma decisão fundamental, sair da teoria para a prática. Segundo o dicionário, teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. É uma palavra de origem grega e está relaciona da com o verbo contemplar. Logo, teoria é o resultado da contemplação ou observação de alguma coisa. O que sem dúvida alguma é muito importante, porque, para aprender é necessário observar, pesquisar e conhecer os princípios, porém, no que diz respeito à vida cristã isso não é suficiente, é fundamental também que se coloque em prática os valores do Reino de Deus. Considerando o texto lido podemos destacar 3 pontos que nos ajudam a colocar em prática estes valores:

1- Ter consciência de que já fomos ressuscitados com Cristo. Só ressuscita quem morre, assim como Cristo morreu e ressuscitou, Paulo destaca que aqueles que recebem Cristo como Senhor e salvador, experimentam a morte para o pecado e já desfrutam de uma nova vida Nele, de acordo com Romanos 6.4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. ” Se cremos que a ressurreição de Cristo é real, devemos crer que a novidade de vida é também uma realidade para aquele que crê. Sendo uma realidade, passemos para o segundo ponto que é a busca.

2- Ter consciência do nosso empenho na busca das coisas relacionadas ao Reino de Deus. “…buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus. ” O verbo “buscar” usado no tempo presente requer uma ação contínua e habitual. Isto quer dizer que devemos procurar continuamente os valores do Reino em nosso viver diário. Em nossos relacionamentos estes valores precisam ser vivenciados, praticados. O verbo buscar no grego, está relacionado com a raiz de uma palavra que sugere a ideia de controvérsia, e é justamente o que percebemos quando comparamos os valores do Reino com os valores do mundo, há uma grande divergência entre eles. Por isso se faz necessário uma busca contínua e habitual pelas coisas do alto para não sermos enganados com os valores terrenos. Assim, passemos para o terceiro ponto que é o “pensar”.

3- Ter consciência de que o nosso pensamento dirige a nossa vida. No livro de provérbios capítulo 4, versículo 23 nos diz: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. ” (Nova tradução na linguagem de hoje). Em Colossenses o apóstolo usa o verbo “pensar”, também no tempo presente que tem a mesma ideia de uma ação contínua e habitual, porém enquanto o verbo buscar tem uma conotação mais prática o verbo pensar se refere à disposição interior. E a raiz deste verbo está relacionado com uma palavra grega traduzida por “prudência”, logo, ter o hábito de pensar nas coisas do Reino de Deus é o que nos dará prudência para viver conforme a vontade Dele. Em Filipenses 4.8,9 lemos: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês. ” (Nova tradução na linguagem de hoje).

Conclusão: Para desfrutar da novidade de vida que Cristo nos concede é necessário buscar e pensar continuamente nos valores do Reino, saindo da teoria para a prática da vontade de Deus em nossa vida. Deseja tomar esta decisão hoje?

Compartilhe em suas redes sociais