Vencendo as tempestades da vida

Leia Marcos 4.35-41.
Certamente você já experimentou uma situação em que tudo parecia muito bem e, de repente, de uma hora para outra, tudo mudou. Isso pode acontecer de várias formas, por exemplo com a morte inesperada de uma pessoa querida, uma demissão, uma doença grave descoberta, um acidente, um prejuízo inesperado ou a descoberta de uma traição. Tantas coisas podem acontecer conosco de um momento para outro. O texto lido trata de um momento desses em que o tempo de nossa vida vira de forma inesperada. Leia novamente o versículo 35 e veja de quem foi a ordem para atravessar o Mar da Galileia? Na realidade era o lago de Genesaré com cerca de 21 km de comprimento e era alimentado pelo rio Jordão. Esse grande lago era cercado por montanhas que muitas vezes ocultavam grandes tempestades que se aproximavam. Assim, quando saíram de viagem, o tempo estava bom e tudo indicava que seria uma viagem tranquila. De repente, o texto nos conta que o tempo virou e que a viagem tranquila parecia que seria a última. A tempestade era tão forte que os discípulos, pescadores experientes, se desesperaram. Agora de acordo com o versículo 38, o que Jesus estava fazendo e qual foi a atitude dos discípulos? A presença de Jesus no barco fez toda diferença na hora da tempestade. Leia o versículo 39 e confirme esta verdade. Quais foram as duas perguntas que Jesus fez para os discípulos de acordo com o versículo 40? Precisamos crer que quando Jesus está conosco, ele faz a diferença e nos dá vitória sobre as tempestades da vida.

Perguntas: Reflita sobre estas perguntas:
1. O que você faz quando o tempo vira na sua vida?
2. Por que Jesus não deu ordem a tempestade logo em seu início?
3. Marque a maneira mais correta de orar: ( ) Deus me livra das tempestades; ou ( ) Deus me ensine em meio às tempestades.

APLICAÇÃO: Ninguém está isento de tempestades na vida. Mas, como vimos, elas podem ser vencidas quando cremos que Cristo está no controle de todas as crises, inclusive, ventos contrários; quando descansamos no poder de Jesus e, justamente por isso, confiamos nossas crises a Ele. No poder de Cristo enfrentamos todas as adversidades da vida na certeza de que somos mais que vencedores.

Compartilhe em suas redes sociais