Vidas Transformadas pela Glória de Deus

É comum recebermos propaganda de campanhas de milagres que envolvem cura e prosperidade. Muitas pessoas desejam este tipo de milagre e poucas buscam o milagre da transformação de uma vida. É verdade que Deus realizou e ainda realiza muitos milagres de cura, porém o maior milagre que Ele deseja realizar é a transformação do caráter do ser humano à semelhança de Cristo, como diz a palavra de Deus em Romanos 8.28,29 “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.” Vejamos como a glória de Deus é eficaz na transformação de vidas.

Fundamento Teológico: ATRAVÉS DA GLÓRIA DE DEUS…
1. O Senhor dá jeito até em quem ninguém acredita que tem jeito.
“Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos”. Lucas 19:2
Zaqueu, que significa “o justo” tinha uma vida totalmente contrária ao seu nome. Publicano e cobrador de impostos, era considerado um ladrão e traidor pelos judeus. Ladrão por sempre cobrar além do que devia e traidor por cobrar impostos para um outro povo. Provavelmente Zaqueu deveria ser muito odiado, pois era o chefe dos publicanos chefe dos ladrões, chefe dos traidores;

Aplicação
Não existe pecado que não possa ser perdoado nesta vida, não existe vida que não possa ser transformada por Jesus. A Bíblia mostra muitas pessoas consideradas terrível que foram transformadas por Deus e o exemplo de Zaqueu é apenas mais uma história entre muitas de pessoas que experimentaram a transformação que só Jesus pode produzir. Às vezes a mudança nem precisa ser tão radical. Pessoas consideradas boazinhas também precisam experimentar mudança urgentemente, precisam mudar a direção de suas vidas para Jesus.

Fundamento Teológico: ATRAVÉS DA GLÓRIA DE DEUS…
2. As motivações humanas são usadas para a realização da obra de Deus
“Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão”. Lucas 19:3
Uma multidão seguia a Jesus tornando difícil Zaqueu chegar próximo e vê-lo também era difícil. Zaqueu toma uma atitude inesperada para uma pessoa com sua idade e posição social, corre e sobe em uma árvore. Demonstrou muita vontade de Ver Jesus. Não é possível saber por qual motivo Zaqueu queria tanto ver Jesus. Poderia ser apenas curiosidade ou talvez algum pedido a ser feito. Não sabemos, mas o fato é que algo motivou Zaqueu estar naquele lugar e Jesus usou esta oportunidade para salva-lo;
Aplicação
Ninguém deve seguir a Jesus pensando em receber algo em troca, em benefícios. A graça salvadora de Jesus já é suficiente para compensar qualquer renuncia para segui-los, mas Deus muitas vezes usa as motivações humanas para atrair o homem perdido até ele. Deus utilizou a curiosidade de Zaqueu para ver Jesus e aceitar o convite para receber Jesus em sua casa que provocou uma mudança espetacular em sua vida.

Fundamento Teológico: ATRAVÉS DA GLÓRIA DE DEUS…
3. É possível vencer as dificuldades para participar da obra de Deus
“Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali”. Lucas 19:4
Zaqueu teve que enfrentar algumas dificuldades para encontrar-se com Jesus. Provavelmente era um homem ocupado e teve que deixar algum trabalho para estar onde Jesus passaria, em função do cargo que exercia não deveria ser alguém jovem, provavelmente era um senhor e naqueles dias era vergonhoso uma pessoa com mais idade correr e dependendo da idade não deve ter sido muito fácil subir em uma árvore. Imaginem que escândalo foi para aquele lugar, um homem rico e provavelmente idoso correndo e subindo em uma árvore. São dificuldades que Zaqueu teve que vencer, mas valeu a pena, pois todo esforço foi recompensado com a obtenção da vida eterna garantida pelo próprio Jesus Cristo;

Aplicação
Cada pessoa enfrenta suas dificuldades para seguir a Jesus. Algumas vezes é o desprezo e até a perseguição, outras vezes são mudanças de hábitos ou comportamentos que não se deseja abandonar ou até a falta de tempo para se envolver com as coisas de Deus. A humanidade está ocupada com tantas coisas inúteis que não sobra tempo para Deus. A verdade é que para seguir a Jesus sempre tem um preço a pagar, mas pense sempre que não importa o preço que você tenha que pagar para seguir a Jesus, sempre vai valer a pena. Valeu a pena para Zaqueu, valeu a pena para mim e tenho certeza que valerá a pena para você também.

Fundamento Teológico: ATRAVÉS DA GLÓRIA DE DEUS…
4. A mudança espiritual é acompanhada da mudança no estilo de vida
“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Lucas 19:8
Zaqueu demonstrou mudança de diversas formas: Desceu da árvore diante do pedido de Jesus sem questionamentos, obedeceu e pronto, recebeu Jesus com os seus discípulos o que deve ter gerado uma despesa grande. É possível imaginar que Zaqueu devia ser um homem mesquinho e avarento, pois se roubava dinheiro não devia ser uma pessoa muito disposta a receber uma comitiva que geraria grandes gastos financeiros. Depois do seu encontro com Jesus experimentou uma transformação tão radical que decidiu dividir sua fortuna com os pobres e reparar o mal que havia cometido roubando pessoas devolvendo quatro vezes mais.

Aplicação
É impossível ter um encontro verdadeiro com Cristo e continuar da mesma forma, se não houve mudança não houve encontro. Você pode orar bonito, pode até pregar a Palavra de Deus, mas se você se encontrou com Jesus este fato tem que refletir no seu estilo de vida, você tem que mudar para melhor. Não uma mudança de um dia apenas, mas uma mudança contínua, em que a cada dia muda um pouco mais para melhor até quando se encontrar com o mestre Jesus.


CONCLUSÃO
A glória de Deus se manifesta de diversas formas e milagres. O poder de Jesus é ilimitado e tem feito muitos milagres e o mais frequente é a transformação que acontece na vida de muitas pessoas. Acredite que Jesus também deseja e pode realizar uma transformação em sua vida, mesmo que esta transformação exija algum preço a ser pago, vale a pena, sempre vale a pena pagar, pois o que Deus tem para oferecer é sempre muito maior e melhor do que o preço que você precise pagar.

Compartilhe em suas redes sociais